Requiem_”a única censura que deveria existir é censurar a censura”

Requiem_”a única censura que deveria existir é censurar a censura”_ Requiem_”the only censorship that should exist is to censor censorship”

Espetáculos_Performances

ANTE-ESTREIA

| 07_04 | 18:30 | Centro Cultural Olga Cadaval | Sintra |

entrada livre mediante reserva através do email_free entry upon reservation via email

[email protected]

ESTREIA

 | 13_04 | 21:30 | Teatro José Lúcio da Silva | Leiria
compre o seu bilhete aqui_get your ticket here

 | 20_04 | 21:30 | Biblioteca Municipal de Alpiarça | apresentação de excerto da peça com leituras de excertos dos textos inéditos_presentation of excerpts from the piece with readings of excerpts from the unpublished texts
entrada livre_free entrance

 | 28_04 | 21:30 | Cineteatro Louletano| Loulé | Celebração dia Mundial da Dança_Espetáculo para Escolas | 29_04 | 14:30 | Cineteatro Louletano| Loulé |

 | 07_06 | 21:30 | Cineteatro S. Pedro | Alcanena |

 | 15_06 | horário a confirmar | Festival Mimesis |TAGV | Coimbra |

 | 21_07 | horário a confirmar | Festival Cistermúsica | Cineteatro João D’Oliva Monteiro| Alcobaça|

 | 20_09 | 21:30 | Teatro Municipal de Bragança | Bragança|

 | 05_10 | 21:30 | Casa das Artes de V.N. Famalicão | V.N. Famalicão|

 | 23_11 | 21:30 | Teatro Virgínia | Torres Novas |

Classificação etária – M/6
Duração do espetáculo – 1h s/intervalo


SINOPSE

Celebrar meio século de uma revolução singular que implantou definitivamente o pleno regime democrático é tomar parte da coragem e determinação de todos os que lutaram pela liberdade e pela democracia. Mais do que ser inequivocamente importante para cada um de nós, a força do 25 de abril é visível na sua capacidade de não poder ser indiferente a ninguém, porque como hoje vivemos é fruto dos êxitos a que se permite a democracia e nos quais a arte se renova e se afirma como baluarte da livre expressão. Inserido num programa amplo de celebração do cinquentenário do 25 de Abril, Requiem “ a única censura que deveria existir é censurar a censura”, é a criação nuclear que dá origem
a outras propostas satélite, que serão igualmente apresentadas em todo o território nacional.

O sentido de Requiem clama por um justo repouso de quem é, e do que pode ser permanentemente recordado. Já a madura Liberdade, é incansável na defesa da única censura que deveria existir, que é censurar a censura. Da apropriação deste pensamento de Julião Sarmento e também da sua imagética perturbadora, e partindo da obra Requiem de Lopes-Graça, e de textos inéditos de Cláudia Lucas Chéu, Ondjaki e Elmano Sancho, são perspetivados corpos, movimentos, imagens e recortes narrativos que refletem memórias cruzadas no tempo e nas vivências de um pretérito que encontra ecos no presente e no futuro. Defender a Liberdade é também contar histórias que atravessam as fronteiras entre o real e a ficção e onde a Dança e o vídeo se posicionam como veículos de total expressão livre.

To celebrate half a century of a unique revolution that fully established a democratic regime, is to join the courageous determination of all those who fought for freedom and democracy. More than being unequivocally important to each one of us, the strength of Carnation Revolution is visible in its ability to be indifferent to no one, as the freedom we live in today, is the result of the successes that democracy has allowed itself and in which art has been renewed and affirmed as a bulwark of free expression.
As part of a wide-ranging programme celebrating the 50th anniversary of 25 April, Requiem, “the only censorship that should exist is censorship of censorship”, is the core creation that gives rise to other satellite proposals, which will also be presented throughout the country.

The meaning of Requiem cries out for a just resting place for those who are, and for those who can be permanently remembered. The mature Freedom, on the other hand, is tireless in its defence of the only censorship that should exist, which is to censor censorship. From the appropriation of Julião Sarmento’s thoughts and his disturbing visual imagery, and based on Lopes-Graça’s Requiem and unpublished texts by Cláudia Lucas Chéu, Ondjaki and Elmano Sancho, we can see bodies, movements, images and narrative clippings that reflect memories crossed in time and in the experiences of a past that finds echoes in the present and the future. Defending Freedom is also about telling stories that cross the boundaries between reality and fiction and where dance and video are positioned as vehicles for total free expression.


Ficha artística e técnica_

Direção Artística_Artistic Direction_Solange Melo e Fernando Duarte
Coreografia_Choreography_Fernando Duarte
Música_Music_Sonoplastia a partir da obra ‘Requiem, pelas vítimas do fascismo em Portugal’ de Fernando Lopes-Graça Seleção musical_Musical selection_Fernando Duarte
Textos originais_Original Writtings
‘Olhar pelo retrovisor, manter os olhos na estrada’ de Cláudia Lucas Chéu
‘corpo adentro (ou: onde me nascem as lágrimas)’ de Ondjaki
‘Dois braços à minha espera’ de Elmano Sancho
Figurinos_Costume Design_José António Tenente
Imagem cinematográfica_ Cinematographic Design_Pedro Castanheira
Desenho de luz_ Light Design_VJ Intérpretes_dancers_Carlota Rodrigues_Maria Santos_Margarida Trigueiros_João Reis_José Borges Sonoplastia dos textos ‘Dois braços à minha espera’ _Sound recording and editing for the writing ‘Dois braços à minha espera’ _João Tenente Captação de imagem_Image collection_Alberto Baláz Atelier de confecção de figurinos_Costume making studio_Au Au Viés para José António Tenente
Apoio à produção e ensaios_Production and Rehearsal Assistant_Maria Santos


Co-produção_Co-Production

Teatro José Lúcio da Silva _Cineteatro Louletano/Município de Loulé_Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão_Teatro Virgínia _Teatro Municipal de Bragança_Cine-Teatro de S. Pedro_Centro Cultural Olga Cadaval

Apoios_Support
Apoio à criação através de residência artística_Centro de Dança de Oeiras Apoio à logistica _ Artefirme
Apoio à comunicação_RHI_Arte Institute