Direção Artística | Artistic Direction

© André Iannucci

| Solange Melo

Natural de Lisboa, nasceu em 1980. Estudou na Escola de Dança do Conservatório Nacional sob orientação do Mestre Georges Garcia. Ingressou na Companhia Nacional de Bailado em 1998 onde foi promovida a Bailarina Principal em 2012. De 2005 a 2007, foi bailarina Solista no Ballet Nacional da Noruega. Faz parte do seu repertório a interpretação dos papéis principais dos bailados incontornáveis do repertório clássico, tendo também interpretado um vasto repertório neo- clássico e contemporâneo de coreógrafos como: Balanchine, Christopher Wheeldon, Paul Lightfoot/Sol Léon, Hans van Manen, Olga Roriz, Ohad Naharin, Vasco Wellenkamp, entre outros. Foi co- autora do espectáculo para crianças Cinderela em bicos de pés e Dó, Ré, Mi, Perlimpimpim. Concebeu ainda figurinos para bailados do coreógrafo Fernando Duarte, tais como o vídeo dança ‘Variações sobre um tema de Chopin”, “Quartetos” e “Ballet Mecanique” e “O Quebra-nozes”. É licenciada em Business Management pela Open University do Reino Unido e frequenta atualmente o Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura no ISCTE. É também Professora Convidada em várias escolas de dança em Portugal e foi Professora Convidada de Técnica de Dança Clássica na Escola Superior de Dança em 2022. Em 2018, juntamente com Fernando Duarte, funda a Dança em Diálogos – Plataforma Coreográfica, e assume a Direção Artística da plataforma e das suas criações, assim como a direção de produção. A Dança em Diálogos tem vindo a apresentar-se, desde a sua criação, em dezenas de locais a nível nacional e internacional. Juntamente com Fernando Duarte, tem criado e orientado inúmeras resiDências Artísticas em Contexto Escolar, ampliando assim o papel da formação artística e estética como elemento basilar na educação. Foi ainda coordenadora e orientadora do projeto Radio(grafias) Iguais da Dança em Diálogos, um projeto que integrou a 1ª edição do programa ‘PARTIS & Art for Change’ da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação ‘La Caixa’. Desde 2021 que assina, com Fernando Duarte, a curadoria do ciclo de Bailado em Seteais e desde 2022, o ciclo “A Música também Dança”, do Centro Cultural Olga Cadaval.


Born in 1980 in Lisbon, Portugal. Solange studied at the National Conservatory of Dance (EDCN), under Georges Garcia’s guidance. She immediately joined the National Ballet of Portugal (CNB) in 1998, where she was promoted to Principal Dancer in 2012. Between 2005 and 2007, she was a Soloist with the Norwegian National Ballet. Throughout her career, Solange has danced the majority of the principal roles of the great classics: Swan Lake, Giselle Sleeping Beauty, Romeo and Juliet, Cinderella, The Nutcracker, The Firebird, among others. In addition, she has performed many neoclassical and contemporary ballets by Balanchine, Christopher Wheeldon, Paul Lighfoot/Sol Léon, Hans van Manen, Duato, Olga Roriz, Ohad Naharin, among others. Apart from dance, she has designed costumes has a BA in Business Management from the Open University UK and is presently taking a Masters degree in Cultural Management from ISCTE

Solange founded in 2018 Dança em Diálogos, a choreographic platform for contemporary dance creation, taking the position of Artistic Director alongside Fernando Duarte. Since then, she has been the co-artistic director of all the pieces created within the platform. Solange is also dedicated to creating and leading Dd’s Arts Education programs in schools around the country. As a guest teacher, she is invited by several dance Schools in Portugal. She was also the coordinator and supervisor of the project Radio(grafias) Iguais da Dança em Diálogos, a project that was part of the 1st edition of the ‘PARTIS & Art for Change’ programme of the Calouste Gulbenkian Foundation and the ‘La Caixa’ Foundation. Since 2021, she has curated the Seteais Ballet cycle with Fernando Duarte, and since 2022, the “Music also Dances” cycle at the Olga Cadaval Cultural Centre.

| Fernando Duarte

Natural de Lisboa, nasceu em 1979. Estudou na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal sob orientação dos professores Maria Bessa e António Rodrigues. Em 1995/96 foi bailarino estagiário na CeDeCe – Companhia de Dança Contemporânea. Ingressou na Companhia Nacional de Bailado em 1996, onde foi Bailarino Principal a partir de 2003. Em 2005/2007 foi Solista no Ballet Nacional da Noruega. Dançou a maioria dos papéis principais do repertório clássico assim como bailados do universo neo-clássico e contemporâneo. De 2011 a 2017 foi Mestre de Bailado e Ensaiador na CNB onde também coreografou novas versões de O Lago dos Cisnes (2013), O Quebra-Nozes (2014), O Pássaro de Fogo (2015) e La Bayadère (2016), para além de Cimbalo Obbligato em 2010. Coreografou também para as companhias CeDeCe – Companhia de Dança Contemporânea e Dançarte, assim como vários duetos para galas internacionais de bailado.

Lecciona Técnica de Dança Clássica desde 2008, tendo sido professor na Academia de Dança Contemporânea. Presentemente, é professor na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, para além de ser Professor Convidado em diversas escolas nacionais e internacionais.

Em 2018 funda e assume a Direção Artística da Dança em Diálogos e ganha o Prémio da Dança ‘Anna Mascolo’ da Mirpuri Foundation, com o bailado Murmúrios de Pedro e Inês. Coreografa em 2020 o bailado O Primo Basílio, uma adaptação inédita do romance homónimo de Eça de Queirós, tendo a sua adaptação sido aclamada pela crítica. 

Fernando Duarte tem um percurso ímpar na reinvenção e adaptação aos novos tempos dos grandes clássicos do final do século XIX e princípio do século XX, assim como recentemente, na criação de um novo repertório para o século XXI que refletem uma ligação entre a memória e a cultura contemporânea Portuguesa.

Convidado a participar em conferências sobre Arte e Dança, Fernando Duarte é, também, doutorando em Estudos Artísticos na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigador doutorando no Instituto de História de Arte da NOVA-FCSH. A sua área de investigação debruça-se sobre a narratividade e coreologia nos bailados narrativos contemporâneos. Numa outra linha de investigação, dedica-se à articulação entre a teoria e a prática da dança, e como esta pode ser refletida no campo da criação coreográfica.

Foi Diretor Artístico e orientador no projeto Radio(grafias) Iguais da Dança em Diálogos, um projeto que integrou a 1º edição do programa ‘PARTIS & Art for Change’ da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação ‘La Caixa’. assim como curador artístico do ciclo de Bailado em Seteais, que integra a programação do Festival de Sintra. Desde 2021 que assina, com Solange Melo, a curadoria do ciclo de Bailado em Seteais e desde 2022, o ciclo “A Música também Dança”, do Centro Cultural Olga Cadaval.

Born in Lisbon, Portugal, and trained at the Contemporary Dance Academy in Setúbal under the guidance of Maria Bessa and António Rodrigues. In 1995/96 he was an apprentice with CeDeCe – Companhia de Dança Contemporânea. Joined The National Ballet of Portugal (CNB) in 1996 and as a Principal Dancer he danced a variety of classical and contemporary repertoire including the leading roles in: Swan Lake, Cinderella, The Sleeping Beauty, The Nutcracker, Raymonda, La Sylphide, Romeo and Juliet, Onegin, Apollo, Serenade, Symphony in C, The 4 Temperaments, In the Middle Somewhat Elevated, among many other works. From 2005 till 2007 he danced with the Norwegian National Ballet, working closely with choreographers such as Paul Lightfoot, Sol Léon, Glenn Tetley, Nacho Duato, Christopher Wheeldon and Jorma Elon. Back to Portugal he becomes the Head Ballet Master of CNB in 2011 where he occupied the position until 2017. As a choreographer he has been commissioned by the Artistic Director of CNB to present his own versions of Swan Lake (2013), The Nutcracker (2014), The Firebird (2015) and La Bayàdere (2016).

From 2008 to 2010, Fernando occupied the position of Ballet Teacher at the Contemporary Dance Academy and from 2018 till 2020 he taught at the School of Dance of the National Conservatory. He has been a guest teacher with the Norwegian National Ballet, The University of Stavanger, The Ballettshule Theatre Basel and the Lisbon Dance University.

He founded in 2018 Dança em Diálogos, a choreographic platform for contemporary dance creation, taking the position as Artistic Director alongside Solange Melo. As a Choreographer. With his first ballet piece created for Dd, Murmúrios de Pedro e Inês, he won the ‘Anna Mascolo’ Dance Prize in the 2018 Mirpuri Foundation Awards. In 2019 he choreographed Tudo Quanto Vi – um poema coreográfico para Sophia and recently, Fernando presented the first adaptation to ballet of the famous novel O Primo Basílio, written by renowned Portuguese writer Eça de Queirós. 

He his also a Ballet Teacher at the National Conservatoire in Lisbon and researcher at the Art History Institute of NOVA-FCSH/Universidade Nova de Lisboa. His current theme investigation is within the area of narrativity and choreology in contemporary narrative ballets. Other works are focused on the articulation between dance theory and dance practice that can be reflected on new projects in the field of choreographic creation.