| Carlota Rodrigues

Carlota Rodrigues iniciou os seus estudos em dança na Escola de Dança do Conservatório Nacional. Dos 16 anos aos 20 termina a sua formação como bailarina profissional no Bolshoi Ballet Academy em Moscovo, como bolseira da Fundação Caloustre Gulbenkian. Desde de 2016 que frequenta o Bachelerato de Pedagogia da Dança no Bolshoi Ballet Academy.  

Em Portugal trabalha com a Companhia Instável, co-cria a peça “Á Flor da Pele” com Joana Alegre apresentada na Gulbenkian, participa em “Cisnografia” de Luiz Antunes no Teatro Sao luiz, nas produções  do Teatro Nacional de São Carlos: “Capoletti e Montequie”(Abril 2018) ; “La Traviata”(Jun 18)  e “Alceste” (Dez 18, Jan 19), e no “Dom Quixote” com a CNB.

Desde 2018 que é membro do coro Grupo Gospel Colective.

Em 2019 foi convidada pela Direção Artística da Dança em Diálogos, a integrar o elenco do bailado ‘Tudo Quanto Vi – um poema coreográfico para Sophia’, e, em 2020, interpretou o papel de Leopoldina no bailado ‘O Primo Basílio‘. Foi intérprete no novo vídeo dança reNova e também dançou as peças de repertório da Dd: Não Canteis a Valsa, três cadernos em dueto e ANUSIM. Em co-criação com Pedro António Carvalho, apresentou a performance So… Where do we start?, para a Gala Internacional de Bailado em Seteais 2022. Já em 2023, fez parte do elenco original do novo bailado Quartetos.

Uma exploradora da expressão nas artes, não só movimento, representação e interpretação, mas também voz em texto e musica, artes visuais e plásticas. De mente aberta e com fome do desconhecido tem um grande interesse na sinergia que se cria entre as artes.

Bailado Tudo Quanto Vi- um poema coreográfico para Sophia

Carlota Rodrigues first started her dance education in Lisbon, Portugal at the National Conservatory Dance School, and in 2016 graduated from the Bolshoi Ballet Academy in Moscow, Russia with a schoolership from Caloustre Gulbenkian Foudantion. Since 2016 she is taking a Bachelerato in Dance Pedagogics. 

In Portugal, she as worked with Companhia Instavel; co-created the piece “À flor da pele” for Gulbenkian; danced in  “Cisnografia” of Luiz Antunes at Teatro Sao Luiz; and productions of Teatro Nacional de São Carlos: “Capoletti e Montequie”, “La Traviata”e “Alceste”, and CNB “Dom Quixote”.

Currently she is involved in “Dança em Diálogos” working with Fernando Duarte and Solange melo.

An explorer of expression in the arts, not only movement, representation and interpretation, but also voice in text and music, visual and plastic arts.

Bailado O Primo Basílio © Orlando Luís Rosado